Emblema...

O escudo em formato suíço (formato semelhante ao do escudo clássico, mas com a parte superior recortada) carrega em cima a simbologia das muralhas da cidade de Évora em formato de coroa. No interior do escudo, dividido em dois, do lado esquerdo surge a personificação do brazão Português com uma indicação dos castelos alusivos às vitórias portuguesas sobre os seus inimigos mouros em fundo vermelho, e dentro da borda branca os brazões com os seus cinco besantes que representam as cinco chagas de Cristo, toda esta metade é ladeada por um rebordo branco. No lado direito do brazão, estão representadas as iniciais do nome do clube LGC, num fundo branco, com um rebordo verde.

Depois da cerimónia de entrega do galardão de Oficial da Ordem Militar de Cristo no dia 4 de junho de 1933, o emblema do Lusitano Ginásio Clube passa a incluir de baixo do escudo do seu emblema a alusão à comenda da referida Ordem, representada por uma cruz latina, pátea, vermelha, carregada de uma cruz latina branca (esta última no emblema atual desparaceu, ficando apenas a cruz vermelha).

“...as cores esperançosas da sua bandeira, o escudo sagrado das cinco quinas, as abençoadas muralhas da cidade que lhe serviu de berço e o nome sacrossanto de descendente da Lusa Pátria.”

Augusto Leitão in Notícias d’ Évora 1926

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

Campo Estrela - Estrada das Alcaçovas, Évora

266 702 482