Um clube com história...

Fundador.jpg

Fotografia:

Domingos Morais, principal impulsionador

da fundação do Lusitano.

Um grupo de jovens, dos treze aos quinze anos depois de verem a sua entrada em outras equipas da região por serem fracos fisicamente, fruto da sua tenra idade, decidiram reunir no adro da Igreja da Graça com o fim de formarem um clube de futebol.

Ficou agendada uma nova reunião para o dia 11 de Novembro de 1911, realizada na Rua das Fontes n.º3, em casa do Professor Dâmaso Simões, onde estavam hospedados três irmãos que faziam parte do grupo. Nessa reunião resolveram fundar o Lusitano Futebol Clube (denominação inicial).

Do grupo faziam parte estudantes liceais da escola comercial e ainda marçanos do comércio. Principiaram por efectuar jogos com outros grupos, no Largo dos Colegiais e Rossio de S. Brás. Com o decorrer dos anos o clube foi progredindo e os jovens tornaram-se homenzinhos e começaram a jogar contra as segundas categorias do Vitória Académico, da Real Casa Pia, empregados no comércio, Sporting, Ateneu, Graça, Eborenses, Álvaro Gaspar e Pedestrianistas. Os jovens franzinos que outrora eram rejeitados pelas outras equipas, começaram a fazer-lhes frente e foi assim que principiaram o lema do Lusitano "Fazer Forte Fraca Gente".

Em 1917/18 o Lusitano ganha o primeiro Campeonato de Évora.

No dia quatro de Setembro de 1925, na Esplanada do Éden Teatro (já extinto), em Assembleia Geral, foi resolvido alterar o nome, com a substituição da palavra "Futebol" pela de "Ginásio", ficando a partir dessa data com a designação actual, Lusitano Ginásio Clube. Esta nova denominação seria o inicio da projeção do clube noutras modalidades para além do futebol.

O clube disputa os seus jogos no Campo Estrela que comprou por trinta mil escudos no dia três de Fevereiro de 1931. Anteriormente o campo tivera dois arrendatários: o Ateneu, que se extinguiu em 1922, e o Ginásio Clube Eborense, que nasceu em 1926 e desapareceu em 1928.

 

Na época de 1926/27 o Lusitano ganha o 1º Campeonato do Distrito.

O clube já participou em todas as provas do Futebol Nacional, sendo de destacar as catorze épocas consecutivas, em que participou no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde alcançou um 5º lugar, bem como a chegada às meias-finais da Taça de Portugal.